Belém Do Pará | Círio de Nazaré

By pamellagachido
da série Brasil

:: to read in english, click here.


PamellaGachido-Meu_Passaporte-Brasil-Belem_do_para-barcos

Fui visitar Belém-do-Pará para conhecer o Círio de Nazaré, a maior procissão católica e um dos maiores eventos religiosos do mundo. A festa mais importante da região celebra, entre o profano e o sagrado, a devoção à Virgem de Nazaré, mãe da Amazônia. 

PamellaGachido-Meu_Passaporte-Brasil-Belem_do_para-cirio_de_nazare-romaria

No ano de 2015 reuniu 2,8 milhões de pessoas, segundo estimativa.

A lenda do Círio diz que Plácido, caboclo que morava pela região, encontrou uma pequena estátua de Nossa Senhora de Nazaré e levou a imagem para casa, inexplicavelmente apareceu de volta nas margens do rio. Isso aconteceu por diversas ocasiões, até quando guardada sob a segurança do caboclo.
Entendeu-se então como divina a vontade da santa e foi construída a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré próximo de onde foi encontrada.

Durante as festividades do Círio, a Santa volta a percorrer os caminhos de sua história, sendo celebrada pelo povo do Pará – algo como o Natal para grande parte da população cristã.

Na sexta, antecedente ao Domingo de Círio começam as celebrações. Por volta das 9:00 da manhã começa o Traslado, percurso da imagem da Basílica de Nazaré até a igreja matriz no município de Ananindeua, vizinho a Belém. O povo passa a madrugada em vigília até a missa, momento de partida da imagem na Romaria Rodoviária até Icoaraci.

Começa então a Romaria Fluvial, que leva a santa a Belém do Pará.

Fomos por volta das 5h00 da manhã para o barco, navegando na direção de onde a Santa viria. Conforme vão passando as horas, romeiros vindo de ilhas distantes começam a chegar. De repente são centenas.

PamellaGachido-Meu_Passaporte-Brasil-Belem_do_para-cirio_de_nazare-barcos-rio-romaria_fluvial

A Santa desembarca próximo ao Ver-o-Peso, no Cais de Belém, cercada pelos fieis.

PamellaGachido-Meu_Passaporte-Brasil-Belem_do_para-cirio_de_nazare-barcos-rio-romaria_fluvial

Após a Romaria Fluvial começa o Arrastão do Círio, comandado pelo Arraial do Pavulagem, festa com música, dança, chapéus e brinquedos de Miriti.

Após a missa da noite ocorre a Trasladação, uma das partes mais bonitas. Nesta cerimonia que vai no trajeto contrário ao Círio, os fiéis recordando a lenda do descobrimento da imagem e o retorno ao local de seu primeiro achado, numa procissão a luz de velas.

O lado profano dá brilho aos trabalhos com a Festa da Chiquita, que apesar de não reconhecida pela organização, tem grande público que comparece à Praça da República, em frente ao Theatro da Paz para ver shows de transformistas, travestis, transexuais, drag queens e misses gays, tudo com muita cor e brilho.

Na manhã de domingo, após a missa bem cedo às 6h00 da manhã, a imagem é levada da Catedral Metropolitana de Belém á Basílica de Nazaré, juntando milhares de fiéis no seu percurso de 5km.

PamellaGachido-Meu_Passaporte-Brasil-Belem_do_para-6762

Muitos fazem vigília durante toda a noite, e pela manhã acompanham a santa por todo o caminho na corda do Círio.

PamellaGachido-Meu_Passaporte-Brasil-Belem_do_para-cirio_de_nazare-barcos-rio-romaria

A corda tem 400 metros de extensão e é o grande símbolo da romaria, considerada uma extensão da Santa aos fieis e motivo de disputas.

É muita, muita gente.

Fiéis se espremem durante o percurso a saúdam a Virgem com todo respeito, carinho e intimidade. Muitos carregam pequenas casas sob a cabeça, outros livros, cada um com seu pedido e sua fé. Vários romeiros fazem o percurso de joelhos.

PamellaGachido-Meu_Passaporte-Brasil-Belem_do_para-cirio_de_nazare-barcos-rio-romaria_fluvialApós a passagem da Virgem as famílias se recolhem para o almoço do Círio, algo como a ceia de natal para o cristãos em geral.

Mesmo não sendo católica me emocionei diversas vezes, é muita fé, muito amor, uma energia maravilhosa. Os paraenses fazem uma festa linda para a Mãe da Terra, vale a pena conhecer independente de crença.

Quando decidir visitar, procure o voos com antecedência e tente achar alguma promoção, as passagens ficam caríssimas.

Para ver outras dicas de Belém, clique aqui.

 


Instagram.com/pamellagachido
Facebook.com/meupassaporte 
Twitter.com/pamellagachido 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *