Como tirar passaporte brasileiro

Para requerer passaporte brasileiro, todo brasileiro nato ou naturalizado deve acessar o site da Polícia Federal e preencher o formulário existente no link “Requerer Passaporte”, o endereço oficial é www.dpf.gov.br. Lembramos que menores de 18 anos também tem direito de tirar passaporte, sendo que neste caso é necessário autorização dos país ou responsáveis. A validade do passaporte é de até cinco anos.

Para que serve o passaporte?

O passaporte é um documento que atesta legalmente que seu portador é nacional de um determinado Estado em particular. Com tal registro é possível cruzar fronteiras de um país extrangeiro e obter direito de proteção legal no exterior, assim como o retorno da pessoa a seu país de origem.

Apesar dos países da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela etc) dispensarem a apresentação de passaporte e de visto para habitantes do MERCOSUL. Em diversos outros países, no entanto, um indivíduo só consegue cruzar a fronteira com a apresentação de passaporte com validade de 6 meses, por exemplo, ou visto de entrada, que costuma ter suas variações (turista, estudante, viagem trabalho etc).

Passos para tirar passaporte brasileiro

1ª PASSO

Após o preenchimento correto do requerimento de passaporte online na Polícia Federal  – www.dpf.gov.br – e sua conclusão, três botões serão gerados na página, o “gerar protocolo” (número do pedido), “gerar GRU” (guia para pagamento da taxa) e “fechar” página. Imprima o PROTOCOLO e GRU. Em caso de dúvidas na etapa de preechimento de dados, entre em contato com o suporte via telefone, o número de atendimento é o 0800-9782336, outra opções disponível é enviar email para css.serpro@serpro.gov.br.

Atenção: Para imprimir o PROTOCOLO e GRU é necessário que o internauta tenha instalado em seu computar o programa Adobe Acrobat Reader, para baixar o software acesse www.adobe.com/br/products/reader.

2ª PASSO

O pagamento do GRU deve ser feito respeitando o prazo de validade. A taxa do boleto para concessão de passaporte comum ICAO, de cor azul, tem custo de R$ 156,07. Quem possuir o passaporte de modelo anterior, padrão não-ICAO, de cor verde, pode manter o documento até o seu vencimento, é claro.

3ª PASSO

Inicialmente, na hora da solicitação de passaporte, você escolheu o estado e a cidade onde vai requerer a emissão do passaporte. Agora é a hora de visitar o posto DPF levando os documentos exigidos, o boleto pago e o protocolo impresso.

Alguns postos do Departamento da Polícia Federal exigem agendamento, que pode ser feito pela internet mesmo. Portanto, consulte neste endereço se você deve ou não agendar o atendimento pessoal. E, é claro que só será possível agendar um atendimento com a solicitação de passaporte brasileiro devidamente encaminha, uma vez que “Número de Protocolo” e outras informações são requeridas para a continuidade.

Documentos parar tirar passaporte brasileiros

Confira a documentação para passaporte cuja apresentação é obrigatória para requerer seu documento de viagens:

Maiores de 12 anos devem apresentar Carteira de Identidade Civil (RG) ou Certidão de Nascimento. O documento poderá ser recusado caso tempo de expedição ou mau estado de conservação impossibilitem identificação. Documentos como carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN, carteira de trabalho e previdência social CTPS, entre outros, são aceitos como Identidade;

Apresentação de Certidão de Casamento com a devida averbação para as pessoas que tiverem o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio;

Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição. Caso tenha ocorrido dois turnos, comprovante de ambas as fases. Na ausência dos comprovantes, solicite uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais ou obtenha justificativa eleitoral;

Homens devem apresentar comprovante de quitação com o serviço militar, documento obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;

Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;

Comprovante de pagamento da taxa em reais, por meio da guia GRU, Guia de Recolhimento da União preenchida pela internet, sendo ainda necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existente na própria guia;

Apresente o seu Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação do mesmo, independente do motivo, implicará no pagamento da taxa em dobro, isso mesmo,  a renovação de passaporte brasileiro sem apresentação do antigo tem um custo de R$ 312,14;

Brasileiro que têm seu passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação), não estão impedidos de requerer um novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para efetuar cancelamento.

Outros documentos poderão ser exigidos, recomendamos acessar o site da Polícia Federal já indicado e conferir todas as exigências de acordo com sua situação, aqui vai mais uma vez: www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 Comentários

  • alvaro luiz de oliveira ferreira
    October 25, 2010 at 11:02 am

    cambiare el pasaporte brasilero.

  • Pedro Moura
    April 3, 2011 at 11:41 pm

    Como tirar renovar passaporte brasileiro, residindo nos Estados Unidos? Eu moro em Louisville, no estado do Kentucky.

  • fernando
    June 1, 2011 at 9:46 pm

    GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM CUSTO PRA FAZER UM PASSAPORTE MERCOSUL OU INTERNACIONAL ????

  • jaqueline
    July 6, 2011 at 4:59 pm

    tentei tirar o passaporte , mas não consegui imprimir , e agora não tenho esse numero de protocolo , para poder reemitir a gru, e agora o que eu faço ,,,, eu terei que agendar de novo ?

  • Junior
    July 14, 2011 at 12:52 am

    Olá, trabalho como despachante há mais de 10 anos, gostaria de esclarecer mais sobre a retirada de passaporte para vocês interessados em obter.
    Faço a região de São Paulo e Rio de Janeiro e Demais localidades e garanto o prazo máximo de 01 dia(após o contato) para você estar dando entrada diretamente ao posto da Policia Federal para passaporte e a retirada de 24 a 48 hrs(de acordo com sua necessidade) ou de até 06 dias úteis (o prazo que a policia federal pede para fazer a retirada normalmente)e garanto total confiança e credibilidade a você, seu passaporte em suas mãos no máximo em uma semana !
    Ligue e agende ou tire suas duvidas sobre nosso serviço de passaportes!
    Fazemos qualquer serviço relacionados a Passaportes em Geral e Vistos Américanos!
    Documentos necessários: N° do protocolo, data de nascimento, N° de cpf.
    Ligue já e agendem para amanhã mesmo seu passaporte!
    Junior

  • Aparecida
    July 14, 2011 at 1:05 pm

    Qual a validade da certidao de casamento atualizada?

  • January 16, 2012 at 12:12 pm

    Na hora de imprimir o protocolo c/ meus dados, não tinha impressora. Como faço pra imprimir o protocolo com meus dados. No site só informa como imprimir a GRU e não o protocolo.
    Grato!!

  • ADEMIR SACCON BARBOSA
    May 29, 2012 at 7:50 pm

    Eu tirei uma vês o passaporte mais ou menos há 20 anos atrás só que não sei mais aonde está. o que tenho que fazer?

  • camila
    October 14, 2012 at 2:43 pm

    Como faço para imprimir o protocolo novamente, no site não explicar como faço para obter o protocolo com os meus dados. O que eu faço?

  • Michel
    March 4, 2013 at 7:02 pm

    Olá,

    Eu não tenho impressora pra imprimir o protocolo. Não tem a opção pra salvar o documento também. Anotei o número do protocolo. O que eu devo fazer pra conseguir imprimir e pagar?

    Grato.

    Michel.

  • Maria Juçara Rodrigues Dos Santos
    June 30, 2013 at 3:16 pm

    Quando imprimi o GRU, para fazer o pagamento. não obtive nenhum explicações sobre protocolo. Portanto não o tenho. Do que se trata?

Postar comentário